quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Minha placenta está se dividindo

Ontem foi dia de ultrassom. Do alto das minhas 28 semanas e 3 dias de gestação, já não fico mais tão nervosa como no começo, mas sempre dá um friozinho na barriga. Até aqui, a maioria dos exames foi de pura alegria, fofices do neném e o médico repetindo: "tudo normal", "tudo normal", "tudo normal". Meu marido sempre faz questão de ir, mas justo essa semana ele viajou. E, justo essa semana, surgiu uma novidade na hora do exame.

Ao examinar a placenta, o ecografista percebeu uma fissura parcial em determinada região. A imagem que vi na tela se assemelhava a um tecido se rasgando. Ele explicou que provavelmente há, naquela parte, algum vaso que não funciona muito bem. Quando isso ocorre, a placenta tende a "migrar" para uma região melhor irrigada. Pelo que entendi, para "desviar" daquele vaso, uma parte foi para a esquerda e outra para a direita, criando o "rasgo". Ainda há uma pedacinho fino unindo as duas partes e o médico recomendou apenas monitorarmos. Ele disse que ela "ainda não está, de fato, dividida".

Não perguntei se é garantido que ela se dividirá ou se isso pode regredir ou estabilizar. Na hora, minha única preocupação foi perguntar sobre a saúde do bebê. O médico explicou que a parte à qual o neném está ligado passa a ser chamada de "matriz", e a outra de "acessória". Explicou que isso não prejudica o crescimento do bebê - aliás, o peso do O está até acima da média - e que a única preocupação é na hora do parto, especialmente se for parto normal. Isso porque, após a saída do neném, a placenta é puxada pelo cordão umbilical e pode acontecer de essa parte "acessória" não sair junto, ficando dentro do útero e causando hemorragias e um monte de transtornos dias depois.

O doutor me explicou tudo isso, mas frisou o tempo todo que não devo ficar preocupada e que é apenas algo para monitorarmos daqui para a frente. Um sinal amarelo. Incrivelmente, eu segui a recomendação e não pirei com a história. Apenas senti falta do meu marido na hora do exame e, claro, fiquei surpresa com a notícia. Eu nunca tinha ouvido falar que a placenta poderia se dividir em duas!

Claro que, chegando em casa, joguei tudo no Google (maldito Google!) e descobri que, num vocabulário mais técnico, isso é chamado de várias maneiras, como "placenta bilobada", "placenta lobulada", "placenta bipartida" ou "placenta acessória". Mas parei as pesquisas por aí. Vou confiar no médico e ficar tranquila, especialmente porque o O continua mexendo muito e acho que ele está superbem aqui no forninho. Torço apenas para que os próximos exames voltem a ser de pura alegria, fofices do neném e o médico repetindo: "tudo normal", "tudo normal", "tudo normal".

#28semanas

Leia também: Queda na gravidez: às 27 semanas, minha barriga virou uma âncora

9 comentários:

  1. Oi Mirela acompanho a sua historia faz tempo, ano passado tbm tive uma gestação interrompida, isso tem sete meses, esperei meu corpo expelir naturalmente e passei por todo akele processo estressante, mas esse mes novidade, descobri que estou gravida novamente, estou com seis semanas, e levei um susto quando tive um pequeno sangramento, minha go me passou progesterona 2 vezes por dia, e graças a Deus fora as cólicas estou bem, mas ainda estou ansiosa com a bendita dos tres meses, ainda falta tanto, e tenho muito medo de passar por isso d e novo, as vezes nem queria me apegar tanto, para n sofrer, vc passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora
      Acho que todas nós passamos por isso na segunda tentativa. Falei bastante sobre isso nesse post aqui: http://omundodemirela.blogspot.com.br/2013/08/o-medo-da-perda-e-os-tres-primeiros.html
      Dá uma olhada.
      Beijos e muita saúde para você =)

      Excluir
  2. Oiee, o quanto assusta a gente qualquer coisinha diferente né
    eu também tive uma noticia não muito boa quando estava de 13 semanas
    e combinamos eu e o marido de não procurar no google kkkkkkkkkkkkk
    pq só tem tragédia só tem coisa ruim
    estou confiando no medico
    e agora dia 22 faço um exame mais detalhado para ver
    que deus queira que não seja nada
    bjãooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida.
      Como você está? Tudo correndo bem por aí?
      Muita saúde para nós!
      Beijos

      Excluir
  3. Querida, imagino o teu susto. Também estou as voltas com minhas preocupações por aqui...sabe, lendo esse teu post me lembrei de um outro seu, mais antiguinho, em que vc fala que uma vez estava numa sala de espera rodeada de grávidas e pensava que elas eram sortudas e tal mas que depois, conhecendo um pouco o histórico de cada uma, vc viu que cada gravidez tem uma coisinha e que nunca é tudo perfeito e tem sempre alguma variável no nosso caminho. Graças a Deus seu pequeno príncipe está bem e vc também. E se o médico disse para não se preocupar, não se preocupe! Estou sempre na sua torcida! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta. Obrigada pelas palavras. Quando recebi essa notícia também lembrei de quando escrevi aquele post. É bem assim mesmo. Cada fase e suas novidades, surpresas, preocupações. Mas vamos que vamos!
      E você, como está?

      Excluir
    2. Querida, 15a. Semana, nem acredito! Por aqui tudo bem, tentando levar uma vida normal, mas com a ginecologista acompanhando de perto e varias, varias ecografias. Quando è o termo? Beijos

      Excluir
  4. Mirela, encontrei seu blog quando procurava na internet alguma informação sobre o que estava acontecendo comigo, principalmente com minhas emoções e pude ver quantas mulheres passam por situações parecidas e tem seus bebezinhos. Em 10 de janeiro de 2014 descobri minha gravidez através do beta. Em 15/01 fizemos a 1ª ultra, que indicava uma gestação de 5 semanas e 6 dias e a médica nesse momento identificou o batimento cardíaco e o embrião implantado diretinho no útero. Mas na 2ª ultra, em 24/01 já não havia batimento cardíaco... Minha médica também pediu para aguardar a expulsão natural do embrião o que começou a acontecer em 05/02/2014.
    Enfim, ainda estou no meio de todo esse processo e a cad dia tentando aceitar melhor o que aconteceu. Admiro muto sua força e tenho certeza que dessa vez dará certo para você assim como pra mim tb!
    Tentei reler seus posts mas não consegui identificar se após a perda vc fez algum exame para diagnosticar o motivo... Agradeço de puder me responder.
    Um grande beijo e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana ;)
      Muito obrigada por sua leitura.
      Você não está sozinha nessa!
      Não enviei o conteúdo fetal para análise, mas os médicos me disseram que muito provavelmente foi por alguma má-formação do feto e que, por isso, a natureza interrompe a gestação.
      Beijos e mande notícias sobre como você está ;)

      Excluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.