domingo, 26 de janeiro de 2014

27 semanas e nenhum sinal de colostro...

Eu sei, eu sei, assim que o neném nasce o leite vem. Mas muitas mulheres - várias amigas minhas, inclusive - já sentem a presença do leite durante a gestação, seja na forma de uma "massinha" branca que cobre o mamilo, seja na forma líquida mesmo, que eventualmente pinga. Meu médico explicou que isso pode acontecer já a partir da 16a. semana e conheço gestantes que antes de 20 semanas já observavam esses sintomas.

No meu caso, o peito cresceu muito e o mamilo, além de crescer, também escureceu. Mas sinal de leite ou colostro? Nenhum. Todos os dias o bico está tão limpinho e sequinho quanto antes de eu engravidar. Eu e o médico até tentamos pressionar um pouco o peito para ver se aparecia algum sinal de leite, mas nadica de nada. Ele disse para eu não me preocupar, que cada mulher tem o seu momento de "explosão" do leite e que isso pode acontecer antes do nascimento ou só nesse momento mesmo.

Não quero ficar ansiosa - para, inclusive, não atrapalhar a produção de leite, que eu sei que pode ser afetada por estresse - mas confesso que me dá uma preocupaçãozinha e um medo de me frustrar. Quero muito amamentar meu bebê! Até já estou equipada com uma série de artigos que ganhei dos avós para a amamentação: pomadinha de cicatrização dos mamilos, protetores de seio, bico de silicone, extrator elétrico de leite, recipientes de todos os tamanhos para armazenar e por aí vai. Agora é torcer para que venha em abundância e beber muito líquido!

#27semanas

Leia também: Minha placenta está se dividindo

6 comentários:

  1. Oi! Sou eu de novo. Minha filha nasceu com 41 + 3, de cesarea de urgencia depois de induçao, bolsa estourada etc. Faço essa premissa pq dizem que mae que tem filho com cesarea demora a descer o leite. Depende. Chiara nasceu quarta de manha e na quinta de noite ja tava com os peitos cheios de leite. Normalmente, o leite demora un 3 dias para descer, entao nao se apavore. Essa massinha que vc fala nao influencia nada na amamentaçao. Quando seu bebezinho nascer, ai è que o corpo começa a produzir leite, ele nao fica armazenado. Na verdade, começa com o colostro que vc nem percebe que tem. Nao se preocupe (mesmo)! O que vai influenciar na produçao do leite è grudar seu filhote no peito regularmente pq è sugando que o corpo entende que deve produzir. Por isso nao dei nem chupeta, para nao atrapalhar. O sucesso na amamentaçao depende de: seu filho sugar frequentemente, vc beber muito liquido e dormir o maximo que pode. Fique tranquila! Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seu depoimento, Roberta. Sei que não devo me preocupar, mas me preocupo... A gente nunca escapa da nossa própria mente, né? Mas suas palavras acalmaram meu coração, de verdade! Sei que lá na frente tudo dará certo, e que vou amamentar o O! Estou confiante - ainda mais agora. Beijos e obrigada.

      Excluir
    2. Querida, vou te contar uma coisa. como vc sabe, eu vivo num país onde a praxe é o parto normal, sem anestesia. Eles chamam de "fisiológico". Eu tava com isso na cabeça, queria muito o parto normal e, no fim das coisas, não aconteceu como eu tinha imaginado. Depois da cesariana, e diante da cara feia das pessoas em geral para o partoc cirúrgico, eu me agarrei à amamentação como minha esperança de me redimir da minha "falta" como mãe, já que não tinha conseguido parir. Eu sei que é bobagem, mas naquele momento, sozinha, eu precisava provar para mim mesma que eu tinha valor como mãe e era por meio da amamentaçào que eu poderia demonstrar meu valor. Enfim, consegui, apesar das dificuldades, amamentar minha filha até 7 meses e meio. Pois bem, porque estou te contando isso? Porque desde a gravidez, passando pelo parto e depois com a amamentação, eu fui descobrindo que a vida real é muito diferente do que a gente lê nos livros ou mesmo ouve falar. Existe todo um discurso de que o leite materno é fundamental e que a mãe deve amamentar o máximo que puder, mas não é bem assim que a banda toca. Quero dizer, amamentar é fundamental, mas dificilmente vc encontrará o apoio que espera. Há enfermeiras que dão mamadeira para os bebês dormirem sem autorização expressa da mãe, os pediatras começam a querer introduzir papinhas aos 4 meses e também há aqueles mitos clássicos de que a mulher não tem leite suficiente, ou é fraco etc. Há tambéms as mulheres da família que se julgam autoridades absolutas em termos de como-se-deve-criar-um-filho, e por aí vai. O que quero dizer é que a única coisa no meio disso tudo que realmente importa é o que vc, que é a màe (e evidentemente o pai, mas os homens não tem como acompanhar o passo nessas questões fisiológicas) siga o seu coração. Bebês não precisam de um arsenal de bugigangas para serem felizes e vc não precisa de outros tantos apetrechos para ter sucesso na amamentação, portanto não se cobre isso. Bebês precisam de leite, afeto e serenidade e só. Tenha confiança em vc. Acredite que vc será capaz de amamentar e vc será, tenho certeza. Quis repartir com vc (e suas leitoras), porque essas coisinhas ninguém nunca tinha me dito assim, tão explicitamente, e eu, marinheira de primeira viagem, cortei um dobrado com as expectativas dos outros e as minhas próprias nos primeiros tempos. Espero realmente ajudar com meu depoimento e que vc possa estar serena durante a gravidez e depois, com tudo o que virá pela frente. Um beijo afetuoso.

      Excluir
    3. Oi, Roberta. Obrigada pelo relato. De fato, a pressão que se faz sobre esses temas é grande. Estou preparando um post exatamente sobre isso, porque já sofri por antecedência com coisas que ainda nem aconteceram. Mas estou tentando abstrair do que os outros pensam e focar apenas em estar bem e pronta para o que vier. Falar é fácil, mas na hora H será o que será. Beijos

      Excluir
  2. Nem sempre aparece o colostro...
    Eu tive meu filho, com 40 sem de gestação e nunca antes de ele nascer tive colostro. E no dia que ele nasceu, mamou logo das mamocas. Bj

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.