quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Enxoval: ignorâncias de uma mãe de primeira viagem

Como já havíamos enfrentado uma perda, assim que engravidei pela segunda vez eu e meu marido resolvemos não providenciar nada para o bebê nos primeiros meses. Nos dedicamos apenas a cuidar da alimentação, da rotina, da saúde. Era só o começo e parecia uma caminho muito longo até a nossa sementinha ganhar forma de gente. "Não vamos comprar nada agora", "não vamos comprar nada agora", "não vamos comprar nada agora" foi o discurso que imperou lá em casa nas primeiras semanas e, quando vimos, eu já estava indo para o quinto mês e o neném não tinha nem uma fralda véia! rs Foi nessa hora que me dei conta de que dali um tempo eu estaria barriguda e cansada para ter que providenciar tudo, então começamos as movimentações.

Pude contar com duas coisas a meu favor. A primeira foi a concordância imediata, minha e do meu marido, de que todas as doações oferecidas seriam bem-vindas lá em casa. Em geral, coisas de outros bebês são praticamente novas, pois se usa muito pouco, e não temos problema nenhum que o O use coisas de segunda mão. Nessa brincadeira, ganhamos protetor de berço, almofada de amamentação, meia dúzia de mantas lindas, pilhas de fraldinhas, toalhas e váááááárias roupinhas.

O segundo ponto a nosso favor foi que passamos o Natal grávidos, então a todos que disseram que queriam nos presentear respondemos que o O nos representaria. Ou seja, os presentes poderiam ser canalizados todos para ele. Além disso, em todos os amigos secretos de fim de ano, quando foi possível pedir o presente, escolhemos itens para bebês. Temos uma família grande, então lá vieram mordedores, roupinhas, sapatinhos, toalhinhas de boca, livrinhos, brinquedinhos para o banho e até uniformes de time de futebol. Ainda nessa onda do Natal, tivemos uma outra grande sorte. Uma parte da família viajou para os Estados Unidos e alguns itens que aqui são caríssimos foram trazidos de lá por, pelo menos, metade do preço. Carrinho, bebê conforto, cadeirinha para o carro, babá eletrônica, kit de mamadeiras e extrator de leite, entre outras coisas.

Achei que boa parte da história estivesse resolvida depois de tudo isso. Mas quando comecei a ler as sugestões de listas de enxoval, fiquei de cabelos em pé. Ainda tinha que providenciar móveis para o quarto, banheirinha, toalhas de banho com forro de fralda, berço, roupa de cama, bolsa, trocador portátil, móbiles e outros itens que não acabam mais. Sem contar os produtos que eu sequer sabia do que se tratava. Só aí fui descobrir o que é um cueiro e uma “saída de maternidade”. Mas o pior de tudo é saber, mesmo, o que é necessário. Como sou mãe de primeira viagem, tenho mil dúvidas. Preciso mesmo usar cueiro? Devo mesmo ter uma cadeira específica para amamentação? Extrator de leite elétrico é melhor que manual? Será que vou mesmo usar extrator de leite? Devo ter chupeta em casa desde o começo? E itens de alimentação, como mamadeiras, pratinhos, talheres, cadeirão? É verdade que preciso de panelas especiais quando for cozinhar para ele? Posso ter apenas um berço desmontável ao invés daquele tradicional, de madeira? Segundos os vendedores, sim, tudo é essencial para a saúde e segurança do bebê...

Aí comecei a querer ouvir mães experientes, mas as dúvidas só aumentaram. Umas dizem que não vivem sem uma cadeirinha de móbiles que balança, outras que isso é supérfluo. Outras dizem que o extrator de leite manual é cansativo demais e outras que o elétrico destrói o peito. Umas dizem que se tivessem o segundo filho só comprariam o berço desmontável e outras que é fundamental ter os dois! Por fim, coloquei na cabeça que vou seguir meu próprio instinto e comprar aquilo que, ao meu ver, faz sentido. Até porque, algo que se mostre necessário pode ser comprado depois, não precisamos ter 100% das coisas à mão quando bebê nascer, né? Mas, não se intimidem, se tiverem dicas para me dar, elas continuam sendo muito bem-vindas!

#31semanas

Leia também: Normal ou cesariano: a pressão social sobre o tipo de parto

2 comentários:

  1. Eu também to pirando com essas listas
    meu deus é mta coisas
    tipo mamadeiras
    bicos
    chupetas
    nem sei se ela vai pega chupeta, se vai usar mamadeira
    kkkkkkkkkkkk
    é muita coisa pra nos mamães pensar né
    to indo bem pro básico
    e necessário
    bjãoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz parte da graça de ser mãe! Se fosse tudo fácil e óbvio, a aventura não seria completa. hehe
      Bjos e boa sorte nas compras!

      Excluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.