segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Queda na gravidez: às 27 semanas, minha barriga virou uma âncora

Escrevo esse post com um pouquinho de atraso, pois o episódio aconteceu  há três semanas. Mas acho válido compartilhá-lo mesmo assim, porque pode servir de alerta para quem não passou por isso e ainda pode redobrar os cuidados para evitar. Então vamos lá: sim, eu caí no meio da rua, feito uma jaca podre, com um barrigão de 27 semanas de gravidez. Eu sei, eu sei, passamos a gestação toda sendo alertadas de que nosso centro de gravidade muda nesta fase e que podemos nos desequilibrar. Mas até ir parar no chão, eu nunca imaginei que, com o mais bobo tropeção, minha pesada barriga viraria um âncora e me puxaria tão rápido para baixo.

Eu estava atravessando uma rua relativamente tranquila e, quando fui subir o meio-fio, que era um pouco mais alto que o normal, tropecei com a ponta do pé e... puf... não deu nem tempo de ver e nem de me dar conta de que estava caindo. Quando dei por mim, estava no chão. Caí de quatro. Primeiro com o joelho esquerdo, depois com as mãos no chão. Felizmente, não bati a barriga e nem sofri um "tranco" muito forte. Foi uma queda idiota mas que, creio, assustaria qualquer grávida

Na hora, a primeira coisa que me ocorreu foi: "Eu não acredito que caí! Que perigo, que risco, que burrice!". Mas, na verdade, eu não estava desatenta ou distraída. Acho que em outra situação eu sequer cairia com aquele tropeção besta. O fato é que meus reflexos estão muito alterados, então não cheguei nem perto de conseguir reagir a tempo de evitar a queda. O saldo final foi um telefone celular com a tela quebrada - porque estava na minha mão e ficou entre o punho e chão na hora que me apoiei - e o joelho esquerdo bem ferido e inchado. 

Mesmo tendo a nítida impressão de que o bebê não tinha sentido o tombo, procurei o médico e ele me disse para observar os movimentos do O por 24 horas e, também, conferir se não havia perda de sangue ou líquido. Não houve perdas desse tipo, mas confesso que tive a impressão de que naquele dia o bebê mexeu menos que o normal. Deve ter sido psicológico! Por sorte, eu tinha um ultrassom agendado para o dia seguinte e vi que estava tudo bem.

Sofri um pouco com o joelho, que incomodou por vários dias. A ferida inflamou e o médico me recomendou uma pomada ótima: colagenase. Cinco dia depois que comecei a usá-la, o machucado ficou limpinho, limpinho. Confesso que desde então fico um pouco insegura ao atravessar a rua, descer escadas e tudo mais. Não quero colocar minha gravidez em risco por um outro incidente desses, que posso tentar evitar sempre. Então, gravidinhas, fica a dica de quem tomou o susto: cuidado ao caminhar ouvindo música, falando no telefone, com sapatos inadequados, em chão molhado, em escadas e etc, ok?

#30semanas

Leia também: Soluço dentro da barriga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.