sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Fazer ou não fazer o exame sanguíneo de sexagem fetal?

Estou quase concluindo a décima semana de gestação e muitas pessoas já começam a perguntar se sei o sexo do bebê. Eu ainda não sei, mas nessa altura já é possível descobrir, por meio de um exame de sangue que identifica a presença de cromossomos Y, em caso de menino, ou ausência de cromossomos Y, em caso de menina. Esse exame pode ser feito a partir da oitava semana e a taxa de acerto é altíssima (assim como o preço!). O sistema público e os planos de saúde não oferecem o serviço, porque não se trata de um exame essencial para a saúde da mamãe ou do bebê.

Eu não fiz e não pretendo fazer esse exame por três motivos. O primeiro é porque acho muito caro (geralmente, em torno de R$ 300 e R$ 400). Segundo, porque ele apenas adianta uma informação que você terá muito em breve. Terceiro, e mais importante, porque achei muito bom não ter feito esse exame na minha gravidez anterior, que culminou em um aborto retido. Hoje avalio que teria sido muito mais difícil encarar a perda se eu soubesse o sexo do bebê. Não que tenha sido fácil, mas ter perdido “meu menino” ou “minha menina”, que talvez até já tivesse ganhado um nome após o exame, teria sido certamente mais doído.

Acredito que só é possível ver o sexo do bebê pelo ultrassom quando a parte mais importante do desenvolvimento dele já foi um sucesso. Esse será, para mim, o momento perfeito para começar a sonhar com o “meu menino” ou a “minha menina”.

#9semanas

Leia também: O efeito emocional da barriguinha aparecendo

16 comentários:

  1. Espera mesmo pra saber... falta pouco tempo, as semanas passam rápido.... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tive um aborto retido, descobri quando finalmente consegui me consultar com o médico dos sonhos. A consulta estava correndo tudo bem, eu estava na décima semana e o médico então começou a fazer a eco. Quando eu olhei pra tela ví que tinha algo errado, o coração não pulsava, e na que eu havia feito com 6 semanas no momento em que olhei pra tela já havia visto um risquinho pulsando. Parecia que eu já sabia o que viria depois disso. Fomos correndo fazer uma trans pra confirmar e houve a confirmação. Eu não queria ver ninguém, só me esconder, não queria ter que dar essa notícia a ninguém, nem ter que ver os olhares de pena sobre eu e meu marido. Não existe lado bom, não existe como diminuir a dor, só precisamos encarar como algo que pode acontecer e que não é nossa culpa. Vou esperar até sexta-feira que vem, pra ver se meu corpo faz a parte dele. Caso não faça terei que fazer a curetagem. Li seu artigo sobre a sua perda. Me ajudou porque vc sentiu exatamente o que eu senti. Também não tenho problemas em ter meu bebê sem batimentos dentro de mim, também gostaria muito que meu corpo fizesse isso por mim sem precisar de ajuda médica. Me deixou mais tranquila saber que você já está grávida e que está tudo bem. Espero que aconteça a mesma coisa comigo. Sou uma pessoa centrada, mas com sentimentos. É muito difícil, só não quero falar com ninguém, mas temos que encarar uma hora ou outra. Meu marido, como sempre está me apoiando e sendo a melhor companhia possível. Mas isso eu já sabia que ele seria, pois estamos a 10 anos juntos e ele sempre soube o que fazer nos momentos difíceis. Obrigada por compartilhar sua vida conosco.

      Excluir
    2. Querida, sinto muito pela sua perda, mas admiro imensamente a sua força. A dor é muito grande, eu sei. A vontade é de ter um controle remoto para poder acelerar essa fase, fazer ela passar rápido, sempre precisar tratar sobre isso com ninguém. Mas encará-la de frente faz parte do processo de cura e tenho certeza de que você será bem sucedida nesse desafio.
      Se tiver forçar, depois volte para nos contar como está, por favor.
      Beijos e receba todas as minhas melhores energias.

      Excluir
    3. Bom dia Mirela

      Estou me recuperando da curetagem de sexta-feira passada. Estou sentindo cólicas fortes, o médico me receitou medicações pra controla-la. Fiquei muito assustada com a corretagem, foi o pior dia da minha vida, mais assustador. Tenho problemas com veias muito finas e sempre acabam me machucando, me deixando ainda mais apavorada. Pude contar muito com minha mãe, meu marido e minha sogra... Eles me ajudaram muito nesse momento. Vou esperar um tempo maior do que o médico me pediu, 3 meses, quero estar bem preparada, não sabemos o que pensar. A vida perdeu um pouco mais da cor... A gente vai percebendo que o mundo não é perfeito como esperávamos e que as vezes é melhor se apegar nos dados científicos do que de Deus, para não questionar ou duvidar da sua existência...

      Meu apelido é Drica, não consegui me identificar antes porque estava sem coragem de aparecer pro mundo.

      Um abraço pra vcs!

      Excluir
    4. Oi, Drica
      Desculpe a demora para te responder. Sinto muito por tudo o que você passou e entendo a sua tristeza. Mas tenha esperança de que um dia essa dor vai diminuir, você se fortalecerá e estará pronta para outra. Dê-se o tempo que necessita.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  2. Eu estava com tudo pronto para fazer esse exame, mas não deu tempo pq perdi com 06 semanas. Agora lendo o seu post percebi que foi bom não ter feito, tb acho que a dor teria sido maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento pela sua dor, querida. Ainda bem que não fizemos o exame antes das nossas perdas. Nossa hora certa de viver o momento lindo de descobrir o sexo do bebê chegará. Estou torcendo por você.
      Beijos

      Excluir
  3. Oiee também não penso em fazer
    acho que é algo que com a ultrassom ah gente vai saber igual
    nada cntra quem faz
    mais acho q esse R$ prefiro investir em outras coisas
    beijaoo e otimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Agueda. Além de ser um excelente exercício de paciência ;)
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Mirela, concordo plenamente com vc! Na outra gestação não teria dado tempo, mas com certeza teria sido pior saber....E acredito muito que sabemos o que temos que saber, tudo a seu tempo.
    Eu vi o sexo do meu bb na terça, é um meninão!!!! Faço 17 semanas amanhã, até que demorou, muita gente consegue saber na ultra da TN, com 12 ou 13, mas a minha médica preferiu não palpitar.
    Eu achei gostosa essa expectativa. Como vc disse saberemos de qualquer maneira e é uma delíííícia a descoberta!! Estou nas nuvens!!! Tive mais uma liçao, eu estava achando muito que era menina...não era uma preferência apenas um sentimento...ERRADO! rsrsrs Toda vez que fico com a pulguinha se está tudo bem penso nisso, de quanto podemos nos enganar, de quanto um sentimento pode crescer se o alimentarmos. Está nas mãos de DEUS! Não poderia estar mais bem cuidado! Tenho optado por alimentar só os bons pensamentos :)
    bjs pra vcs!
    Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu meninão, Cecília!!
      Também acho que esperar para ver na ultra tem bem mais graça do que ver no laudo do exame de sangue.
      Meu palpite é que espero um menino. Vamos ver se acerto ou erro (não sou boa palpiteira,,,rs).
      Beijos

      Excluir
  5. Fico muuuito feliz em ler seus posts... ver sua gravidez evoluindo..... como eh bom!!!
    Eu tb estaria c 10 semanas.... desculpe.. foi inevitavel nao lembrar.... mas tenho certeza q em breve estarei aqui p contar q estou gravida novamente...
    Tb pensava em fazer sexagem pq minha amiga vai p EUA e traria meu enxoval....
    Na verdade acho q eh mais emocionante descobrir atraves da ultra neh? Deve ser mais gostoso!!!
    Como te falei a histeroscopia esta marcada p dia 02/10, mas vai depender de mais um beta... fiz na quinta e ainda esta alto... deu 35.000, entao a medica quer saber se esta caindo.... ai perguntei mas se nao cair, o q impede? E a resposta dela foi: se o embriao esta morto tem q cair!!!! Nao sei jah vi de tudo!!! Aff...
    Nao tenho esperanca nenhuma e olha q eu acredito em milagre de Deus....
    E desse dia pra ca... sai da minha solidao de 15 dias e passei a pular em casa... ir ao mercado...rs pois dia 02 serao 21 dias e estou no meu limite...rs
    Bjs e tudo de bom p vc e seu baby!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou torcendo muito para que logo logo você também esteja curtindo sua gravidez.
      Sua histeroscopia será em 02/10 ou 02/11?
      Essa questão do beta é nova por aqui. Se puder nos contar as novidades a medida que elas acontecerem, agradeço. Outras mulheres podem estar passando - ou vir a passar - por algo similar e as explicações sobre o que está acontecendo com você podem ajudar.
      Beijão e boa sorte nesta fase difícil (que vai passar!).

      Excluir
  6. Na verdade escrevi isso no dia 30/09... jah fiz minha histeroscopia... e jah venho contar!!!

    ResponderExcluir
  7. sobre o beta, 5 dias depois repeti e jah estava 18.000, ou seja, estava caindo como deveria!

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.