segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ecografia frustrante após a curetagem


Depois que fiz a curetagem, que não tinha mais o bebê dentro de mim e fui voltando à vida normal, comecei a pensar em todas as coisas que uma gravidez envolve. Antes da gestação eu achava que só havia coisas lindas relacionadas à concepção de um filho. Mas durante todo o processo do aborto vi que pode haver sofrimento, perdas, desafios, problemas. Enfim, como tudo na vida real. Ter filhos não é um conto de fadas, tem suas dificuldades, e algumas de nós aprendem isso já na gravidez. Após a curetagem, fiquei 15 dias tomando Methergin, para ajudar a limpar o útero. Nesse meio tempo, ouvi e li todo tipo de histórias, sobre mulheres que enfrentaram dificuldades também nesse processo pós-curetagem. Entre elas, algumas sobre doenças ligadas à gravidez ou ao aborto que eu nunca tinha ouvido falar, como a tal Doença Trofoblástica Gestacional (conhecida como “mola”), que ataca o útero como uma espécie de tumor e eventualmente precisa ser tratada com quimioterapia. Antes eu nunca tivesse lido sobre isso, pois as informações viraram um fantasma na minha cabeça.

Mesmo assim, após a curetagem, tudo estava correndo como o médico previu. Eu estava tendo sangramento e eliminando alguns coágulos, resíduos da gravidez. Estava limpando o útero. Doía, eu tinha muitas cólicas, mas ficava feliz ao mesmo tempo, pois os restos ovulares estavam saindo. E quanto antes saíssem, antes eu teria alta. E, olha, saiu coisa de dentro de mim! Aos poucos fui perdendo os sintomas da gravidez, meus seios estavam desinchando e eu fui me convencendo de que o ciclo do aborto estava se encerrando. Porém, o fantasminha da “mola” continuava ali. Eu só me tranquilizaria quando a ecografia mostrasse meu útero limpinho, pronto para outra, sem nenhum resíduo ou susto de qualquer tipo. Mas, não foi bem assim.

Já no primeiro minuto da ecografia o médico mostrou que o útero não estava limpo. Além dos resíduos, havia a presença de um tal “vaso nutridor”. Até hoje não sei exatamente do que se trata, mas entendi que é ele que mantêm os restos ovulares ali, bem presos. “Acho que o Methergin não consegue tirar isso sozinho”, disse o ecografista. Surtei! Na hora lembrei da colega que teve a tal “mola”. Ela havia dito que o diagnóstico veio a partir de uma ecografia pós-curetagem, que mostrou que o útero dela não estava limpo e blá, blá, blá. Meu marido estava comigo, também conhecia a história, e surtou junto. Fomos embora chorando, sem saber o que pensar (o ecografista não quis detalhar o laudo do meu exame, já que é papel do médico fazer isso). Mas tudo indicava que, no mínimo, uma nova curetagem teria que ser feita. E isso foi muito frustrante, especialmente porque, com medo de uma futura insuficiência istmo cervical, tentei evitar a curetagem e convivi 15 dias com o neném sem vida dentro de mim. Ainda para evitar uma curetagem, me submeti a seis comprimidos de Cytotec. E lá estava eu, caminhando para uma segunda cirurgia desse tipo. Mas isso já nem me parecia tão sério, eu pensava mesmo era na “mola”. Eu não estava com raiva do destino, e sim com medo dele.

No dia seguinte, ao levar a ecografia para o obstetra, eu disse: “Hoje o senhor vai ter que cuidar da minha cabeça, não do meu corpo, porque eu surtei!”. Primeiramente ele me mandou parar de ler ou ouvir histórias por aí! Então ele me explicou que a tal “mola” existe, sim, mas que meu caso não apresentava sintomas dela. Pediu que eu me acalmasse, disse que o caso era “leve” e que tudo daria certo. Contou que não queria me mandar imediatamente para uma nova curetagem e propôs um tratamento alternativo, medicamentoso: uma alta dosagem de hormônio, que dali 15 dias causaria uma sangramento mais intenso, que talvez limpasse o útero. “Costuma funcionar”, disse o médico. Eu topei, e comecei a tomar os comprimidos. Mais uma etapa vinha pela frente. O ciclo pós-aborto não estava encerrado, não tinha data para terminar e eu precisava colocar minha cabeça no lugar...

10 comentários:

  1. qt tempo dps da curetagem vc fez essa eco? meu medico n pediu nd... a curetagem foi ha um mes e ainda n tive meu periodo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani. Fiz a eco uma ou duas semanas depois da curetagem. Dá uma conversada com seu médico para ser é normal demorar um pouco para vir o período e se ele recomenda que você faça o exame ;)
      Beijos e boa sorte! Depois volte para contar como foi.

      Excluir
  2. Oi Mirela. Fiz curetagem com 7 semanas há exatos 33 dias. Farei nova eco dia 10 e estou no momento "fantasma da ecografia". Estou com medo do que vou ouvir na eco e do laudo dos restos ovulares também.
    Minha menstruação ja veio essa semana, mesmo assim não vejo a hora disso tudo passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vi.
      Lamento muito pela sua perda. É uma fase difícil, mas tente não sofrer por atencedência. O que tiver que ser, será. O importante é que você esteja firme para encarar o que for necessário. Por isso se cuide e, claro, pense positivo!
      Beijos. Aguardo suas notícias ;)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirela..fiz um curetagem há 32 dias e ainda estou com sangramento, agora mais escuro mas continua e as vezes tenho cólicas leves, será q é normal? O q vc acha? Ainda não falei com minha GO, só tenho consulta semana q vem, mas já to preocupada!! 
    Obrigada..
    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Grávida de 11 semanas, coração parou, curetagem no último dia 29/05. Fiz uma eco 12 dias depois e ainda tem restos ovulares e endométrio fino. Minha médica disse p esperar q vai saindo aos poucos. Mais não tá saindo não.

    ResponderExcluir
  6. Grávida de 8 semanas. Curetagem disse 06/10/2014. Estava com rastro apenas sangue. Quando foi ontem, 4 dias depois tive cólica e fisgadas quando comecei a sangrar e colocar uns coágulos para fora. Estou um pouco dolorida e o sangramento esta como uma menstruação porém pouco.

    ResponderExcluir
  7. Oi eu fiz curetagem a dois dias e estou com muita dor de cabeça e tontura e mi cinto fraca e normal alguem sab mi dizer

    ResponderExcluir
  8. tive uma gravidez molar mais nao pretendo ter mais filhos nao vou ligar para nao dar mais poblemas para minha saude tenho um casal e estou satisfeita com eles.sao muitos pequenos ainda 4 e 2 anos vou pensar mais neles e em mim tambem.

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.