domingo, 24 de fevereiro de 2013

Terceira ecografia frustrante: nódulo polipóide miometrial

Não sei mais o que pensar, nem o que sentir. Continuo perseverante, mas me sinto nadando num mar agitado, sendo empurrada para baixo pela arrebentação e tomando uma nova onda na cabeça cada vez que subo à superfície. Sou boa nadadora, eu sei, mas nunca enfrentei um mar assim... Eu engravidei, abortei, o aborto ficou retido, meu organismo não expeliu, o Cytotec também não serviu, tive que curetar, fiquei com restos ovulares, meu corpo não conseguiu eliminá-los, tratamentos com remédios também não funcionaram, os restos continuaram lá e, agora, três ecografias e três meses depois da curetagem, quando achei que poderia ter "alta" disso tudo, o laudo foi: nódulo polipóide miometrial! Fato novo na parada, não sei se causado pelos restos ovulares ou se não têm nada a ver. Por causa dele minha menstruação está tão longa (oito dias) e sinto cólicas homéricas.

Mais quantos capítulos a minha novela vai ter? Será que terei um final feliz? Tendo a acreditar que sim, afinal, por telefone meu médico já adiantou que essas coisas de nódulo polipóide, pólipo, são muito comuns e que as chances de malignidade são baixíssimas (menos de 1%). Mas nessa altura do campeonato, para quem vem caindo em tantas exceções, nenhuma estatística tem efeito calmante. Bem... ele me explicou que terei que fazer uma histeroscopia cirúrgica para retirar o nódulo e que o procedimento é simples e rápido. Deve me indicar um especialista, que só faz esse tipo de operação.

Tenho uma grande lista de dúvidas. Uma, como já disse, é se os restos ovulares "viraram" o nódulo. Outra é se nódulo polipóide e pólipo são a mesma coisa. Se forem, ótimo, porque pelo que li na internet os pólipos são mesmo comuns e fáceis de se tratar. Mas, óbvio, li muita coisa ruim também. Claro que tive que dar aquela brecada na curiosidade pois, como sempre digo aqui, jogar as coisas no Google é caminho certo para o desespero. Na próxima quarta-feira vou ao médico e ele, sim, vai tirar corretamente todas as minhas dúvidas. Até lá, preciso manter a calma e, principalmente, aquela nova amiga que foi tema do meu post anterior: a paciência.

A parte boa da ecografia é que o fantasma chamado neoplasia trofoblástica gestacional, que eu mesma criei por ler coisas do Google, parece que está descartado. Meu útero já está em seu tamanho normal e não tenho mais sintomas de gravidez. Enfim, lá vou eu com o meu tapete, em mais essa etapa. Sei que já fui mais serena nos meus posts, mas ainda não consegui refletir sobre essa novidade para traduzi-la em palavras que não sejam essas, aflitas. Espero em breve voltar aqui mais calma. Para isso, tenho ouvido uma música que tocou na rádio quando eu ia para a clínica de ecografias, na última sexta-feira, e me fez chorar antes mesmo de fazer o exame. Vocês conhecem, ela diz assim:

"Veja. Não diga que a canção está perdida. Tenha fé em deus, tenha fé na vida. Tente outra vez.
Beba. Pois a água viva ainda tá na fonte. Você tem dois pés para cruzar a ponte. Nada acabou.
Tente. Levante sua mão sedenta e recomece a andar. Não pense que a cabeça aguenta se você parar.
Não! Não! Não! Não! Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira, bailando no ar.
Queira. Basta ser sincero e desejar profundo. Você será capaz de sacudir o mundo. Vai! Tente outra vez.
Tente. E não diga que a vitória está perdida, se é de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez!" (Raul Seixas).

É piegas, eu sei. Mas pensei em mim, pensei em vocês, e chorei.

Leia também: À espera da histeroscopia cirúrgica.

2 comentários:

  1. Oi Mirela, realmente essa música faz todo o sentido. Como foi sua nova consulta?
    Fiz a US ontem e levei no médico hj, acredita q a médica fez um laudo totalmente absurdo...dizendo que tinha movimentos fetais e a conclusão era aborto retido, colocou também utero retrovertido coisa que nunca antes em nenhum exame havia aparecido. Loucura total. O médico pediu para eu voltar lá e refazer, uma vez que nessa cidade (Campinas) nem particular se consegue com menos de 20 dias. Voltei e eles reimprimiram o laudo tirando a baboseira q ela deixou e se negaram a repetir o exame. Fiquei indignada, obviamente. O Médico vai tentar marcar em outro lugar com a influência dele e disse que como está ele ainda indica que eu espere, disse q provavelmente em 10 dias haja expulsão. MAIS 10 dias. Dá-lhe paciência, vende em capsulas pelamordedeus?????? Vamo q vamo!! De que cidade vc é? Bjs Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cecília. Que coisa essa falha da médica, héim? E a desatenção da clínica com a cliente?! Tá doido! A situação do sistema de saúde, mesmo particular, está muito grave mesmo. Seu médico conseguiu marcar em algum lugar? Tente pensar que talvez esse seja o tempo que seu corpo precisa para expelir. Você está sentindo alguma coisa? Cólicas? Sangramento?
    Fiz duas consultas essa semana - contei no último post, confere lá.
    Moro em Brasília, e aqui tudo é muito difícil também. Estou pensando em escrever um post sobre isso (quanta lenga lenga dos planos de saúde e tudo mais!). Acho que esse será meu próximo tema.
    Fique bem e tente manter a calma. Logo tudo isso vai passar.
    Beijão.

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.