segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Estou "meio grávida": BHCG inconclusivo!

Prontos para mais um capítulo das lições de paciência que a vida tem me dado? Espero que sim. Como já contei aqui, estou tentado engravidar de novo, mas tenho dificuldades em "traduzir" meu corpo. Minha menstruação anda maluca - às vezes demora 50 dias, noutras só 20 - e várias vezes já confundi sintomas da TPM com gravidez. Este mês, tudo se repetiu. Ciclo atrasado e sensações diferentes. Nem me animei muito - sequer contei para o meu marido - mas na quinta-feira passada fiz um teste de farmácia, que deu negativo. Fiquei triste, mas deixei para lá e fui trabalhar, torcendo para a menstruação descer logo para iniciarmos novas tentativas no período seguinte.

Mas no sábado nada tinha acontecido e percebi meus seios bem mais inchados que o normal. Enormes, na verdade! Além disso, comecei a ter tonturas e enjoos. Corri no Google e li várias histórias sobre exames de farmácia com falso negativo e, de repente, lá estava um grande fio de esperança. Como não havia mais laboratórios abertos, fui numa drogaria e comprei outro teste, que fiz no domingo pela manhã. Pensei: "Se há tantos sintomas, há hormônio. E se há hormônio, agora o teste vai pegar". Nada! Nem sinal daquela segunda listrinha rosa tão esperada. Mas dessa vez não me convenci, porque os sintomas só aumentaram. Além de enormes, meus seios começaram a ficar muito doloridos. Senti pequenas cólicas e a tontura continuou. Além disso, já eram 10 dias de atraso. Resolvi que a primeira coisa que faria nesta segunda-feira seria um exame de BHCG.

E foi o que fiz. Tinha certeza que daria positivo. Dessa vez não era questão de intuição, mas de evidências físicas. Porém, lá veio um balde de água morna na hora de pegar o resultado. Explico: não foi água fria, porque não deu negativo. Todavia, também não confirmou gravidez. Deu 24,0 mIU/mL, valor inconclusivo segundo a tabela do laboratório. Fiquei "meio feliz", porque esse resultado pode se transformar em positivo daqui uns dias - dizem que o hormônio dobra a cada 48 horas e a partir de 50,0 mIU/mL é considerado positivo. Mas fiquei "meio preocupada", porque meu beta está muito baixo para 11 dias de atraso. Na minha primeira gravidez também tive o primeiro teste inconclusivo, mas ele estava acima de 40,0 mIU/mL e com apenas três dias de atraso.

Ok, ok! Vale lembrar que minha menstruação está irregular - difícil de saber o real atraso - e que posso ter tido uma ovulação tardia, como na primeira vez. Mas aí vêm as dúvidas: Quão tardia pode ser uma ovulação? Posso estar com uma semana de gravidez quando os cálculos de data da última menstruação (DUM) indicam cinco semanas? Posso estar de mais tempo com o BHCG baixo desse jeito (isso acontece)? É mal sinal? É relativo? Não é contraditório ter sintomas fortes e hormônio baixo, se é o hormônio que causa os sintomas? Estou grávida? Estive grávida? Estarei grávida? Estou "ligeiramente grávida"? E eu que pensava que já tinha feito todas as perguntas possíveis na primeira gestação... E, ainda, eu que dizia que na próxima só queria descobrir a gravidez com várias semanas, para não viver a aflição desse comecinho (na primeira vez, só vi o corpo lúteo). 

Claro que liguei para o meu médico. Ele me orientou a repetir o exame daqui três dias. Mais uma lição de paciência! Até lá, vida que segue, como se nada estivesse acontecendo (como se isso fosse possível...). Pelo menos meu marido tem bom humor nessas horas: diz que sou a maior descobridora de bebezinhos recém-encomendados... rs

10 comentários:

  1. Li todas as suas passagens e ainda estou na fase do aborto retido esperando meu organismo eliminar, fazendo eco 1 vez por semana, BHCG 1 vez por semana e a cada dia mais destruída. Ontem completaria 4 meses de gestação, mas segundo as eco a minha não passou de 5 semanas. Desde ontem estou com o coração apertado e hoje não paro de chorar. Queria tanto este bb, queria tanto ver em alguém características minhas e do meu marido. Desculpe o desabafo. Espero que seu beta dobre e que dê tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florzinha, viva seu luto (é importante para assimilar o que está acontecendo). Mas não se entregue totalmente à dor, não desista de ser forte. Busque sua energia! Uma hora você a encontrará e ela te guiará para a superação dessa fase. E aí, depois da cicatrização física e emocional disso tudo, você voltará a tentar ;) Estou torcendo!
      Beijão no coração.

      Excluir
  2. Queriiida, é seu bebezinho siiim!! Proximo BETA dará postivão, com certeza!! Meus parabéns e que Deus te conceda uma maravilhosa gestação!! Repetiu o exame??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua positividade, amiga! Já viu meu novo post? POSITIVO! Agora é torcer para que o desenvolvimento ocorra direitinho. Beijão procê!

      Excluir
  3. Bom dia Mirela! Impressionante como nossa história se parece. Tbm sofri um aborto retido, tbm fiz e repeti a curetagem por ter restos ( na verdade tinha ficado o embrião inteiro). Tbm não eliminou tudo após a segunda curetagem e tive que ter muita paciência. Meu ciclo ficou completamente desregulado, e agora, dia 24/12/13, no segundo ciclo, tive meu positivo de farmácia, fiz o beta dia 26/12 e deu maior que 25,0 mIU/ml. Como estou de férias, não consegui fazer um quantitativo, aqui na praia os recursos em laboratório são poucos, e estou longe da minha cidade, meu marido achou que não valia a pena a ansiedade... Mas estou muito positiva, hoje devo estar de 5 semanas e 6 dias, vou ao médico dia 14/01, mas tenho certeza que está tudo certo... A minha única preocupação é que não sinto mais as cólicazinhas que sentia antes, mas acho que é normal... Obrigada pelo blog, muito bom saber que tudo está dando certo pra você! Meu nome é Camila...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Estou torcendo para que seja mesmo uma gestação em andamento aí na sua barriguinha! Como foi a consulta?
      Beijão

      Excluir
  4. Estou vivendo essa ansiedade, perdi minha bebê com 7 mesês .. de parto normal .. estou tentando engravidar novamente, fiz o Beta e deu resultado duvidoso 12,47

    ResponderExcluir
  5. Estou tentAndo me controlar. Mirela, adorei seu blog, desejo a vc e a tds futuras mamãe saùde, paz no coração e fé.. muita fé em Deus .. bj

    ResponderExcluir
  6. Querida ter compartilhado minha historia , mas ninguém me respondeu, que pena.. acredito que experiências nòs da força para continuar .... que pena

    ResponderExcluir
  7. Mirela, vc começou a tomar o utrogestan já nesse primeiro bhcg ou só no próximo que deu 201 mui/ml??? bjss querida.

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.