sexta-feira, 12 de julho de 2013

Velha demais para engravidar?!

Sempre achei que, antes dos 30, estava nova demais para engravidar. Isso era, provavelmente, reflexo do desejo de ainda fazer muita coisa na vida antes de ter um bebê. Casei aos 26 e deixei o tempo e a curtição correrem livremente, sem preocupações. Porém, quando completei 30 anos, em 2011, eu sabia que era hora de acordar para o assunto. Mas tinha recém-mudado de emprego e achei que seria "chato" aparecer grávida logo depois de ter sido contratada pela empresa onde sempre quis trabalhar. Adiei os planos para os 31 e... dito e feito: engravidei dois meses depois do meu aniversário. Fiquei feliz em saber que ganharia o bebê ainda com 31. Hoje percebo que esse já era um forte sinal de que a paranoia da idade estava chegando...

Para minha infelicidade, perdi o bebê no segundo mês de gestação e logo voltei a fazer essa conta - especialmente porque, segundo o ecografista, a perda se deu por má formação do embrião, "muito comum em mulheres com mais de 25 anos". Eu não seria mais mãe aos 31 e ainda fiquei com a sensação de que, na verdade, deveria ter sido mãe aos 21 ou algo assim. Era como se minha sensação pulasse direto da fase "nova demais" para a fase "velha demais". Como foi que eu comi essa bola, meudeus?! Sofri, sofri e sofri e, na semana passada, completei 32 pensando nisso. Mas, querem saber o que aconteceu? O medo passou! Parece piada, mas é como se os 31 fossem tão mais que 30, enquanto os 32 são tão menos que 40!

Sou de uma natureza confusa, eu sei. Pouco apegada a certezas e convicções, volta e meia eu mudo de opinião. Acho que, dessa vez, de alguma forma me convenci de que mais importante que a idade é cuidar da minha saúde e ser positiva. Mas... quem sou eu para vir aqui e dizer que a idade não interfere, né? Claro que interfere, sabemos disso! Todavia, as paranoias e ansiedades também mudam o rumo das coisas. A questão é que estou voltando às tentativas com mais tranquilidade, me sentindo bem. Nem nova demais, nem velha demais. Talvez um pouquinho acima do peso, isso sim...

Leia também: Anticoncepcional: do total equilíbrio às emoções à flor da pele 

5 comentários:

  1. Oi Mirela,
    Meu nome é Carla, tenho 32 anos (completados em abril) e uma história muitíssimo parecida com a sua! Descobri o seu blog navegando pelo Baby Center e senti, de uma certa forma, um alívio em encontrar sentimentos tão parecidos com os meus. Engravidei em novembro do ano passado e tive um aborto retido em janeiro deste ano. Fiz curetagem, tive um cisto no ovário depois, o cisto ainda bem foi expelido naturalmente, mas agora ando na PARANÓIA de engravidar novamente. É uma loucura, como se isso tivesse se tornado o meu único objetivo de vida (por mais que eu me esforce para fazer e pensar em outras coisas)... Enfim, só quem passa por isso sabe realmente como é e eu espero, do fundo do coração, que tanto eu como você tenhamos uma daquelas histórias felizes de quem engravidou e teve um lindo bebê depois, para contar! Se quiser falar comigo, meu e-mail é carladias7@hotmail.com. Um grande beijo,
    Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, oi Mirela, hoje recebi a notícia que tenho o útero septado. É bem provável que eu faça a cirurgia que você fez Mirela, mas aí vem o fantasma da idade né, farei 32 anos em 13/05. Já não tomo mais anticoncepcional e já tinha começado a tomar àcido fólico. A minha GO diz que não tem problema em engravidar, mas vou querer optar pela cirurgia o quanto antes. Quero ter a certeza que teria uma gravidez saudável e sem riscos. Carla. vou abusar e me comunicar com você via e-mail tá!! bjão

      Excluir
  2. Oi, Carla! Seja bem-vinda. Que bom que você me achou e viu que não é a única a se sentir assim. Somos muitas, podes crer! E eu te entendo. Nós sabemos que é preciso relaxar, driblar a ansiedade e tudo mais. Mas não é uma tarefa fácil, realmente. Obrigada pelos votos. Estou torcendo por nós também. Vai dar certo! Beijão e...relaxe! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez que bom ler seu blog!
    Não chego a ter medo, mas confesso que me preocupo bastante. Estou com 35 anos e só resolvi tentar engravidar a um ano atrás. Esta semana me deu uma tristezinha, próximo dia 7 completo 36!! Meu Deus!! Minha menstruação ainda nem apareceu depois da curetagem....tô lascada!! aha
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, "De tudo um pouco..."! Acho que é normal esta ansiedade que sentimos. Não podemos deixar que vire uma paranoia, mas por outro lado também não podemos apagar o sinal do alerta. Não que seja necessário sofrer. Mas acho que é importante não adiar mais. Aquela coisa: "que venha quando vier, mas minha parte eu estou fazendo desde já". Fique tranquila porque seu corpo está em recuperação, cicatrizando a ferida. Logo, logo ele estará tinindo e pronto! Beijão

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.